Holofote
Filipe Ret diz que transformou o hate das redes sociais em oportunidades: “Fãs ainda mais próximos”

Um dos mais bem-sucedidos rappers do Brasil, Filipe Ret participou do painel “Case Study: Gestão Integrada de Carreira”, na SIM São Paulo, e falou sobre diversos âmbitos de sua carreira, passando por sua trajetória como artista e pela construção de um modelo de gestão que potencializou seu crescimento nos últimos anos.
A virada na carreira de Filipe Ret chegou junto de um amadurecimento pessoal. De acordo com ele, a paternidade foi um divisor de águas que o levou a enxergar a carreira de forma mais estratégica.
“Ter virado pai foi uma virada de chave na minha vida e, consequentemente, na minha carreira. A partir desse momento, comecei a olhar o planejamento de carreira como prioridade absoluta. Acho que existe um delay sobre o que o artista sente no momento e aquilo que ele pode colher na frente. Minha meta é trabalhar hoje para o que quero conquistar daqui a dois anos. Sou inquieto e competitivo, isso me motiva a estar sempre criando algo novo”, afirmou Ret.
Por causa da quantidade de ataques que começou a receber nas redes sociais, Ret decidiu adotar uma nova estratégia: se mostrar de forma mais transparente ao público:
“Há cerca de oito meses, estava recebendo muito hate nas redes. Não conseguia entender por quê, já que vinha fazendo tudo da maneira correta. Nesse momento, percebi que quem estava do meu lado, vendo as batalhas e perrengues, sabia quanto eu me esforçava em ser o melhor possível. Mas quem estava de fora não tinha essa percepção. A partir disso, tivemos um insight de começar a produzir vlogs diários, me acompanhando e dividindo cada momento, conquistas e desafios com os fãs. Algo que começou como minha ‘defesa’ tornou os fãs ainda mais próximos de mim e mudou bastante a percepção sobre mim e minha imagem. Agora, conhecem o Ret empresário, pai, filho, amigo, que está na rua todo dia tentando fazer o melhor”.
FILIPE RET
O painel reforçou como a gestão integrada de carreira pode ser determinante para um artista expandir sua presença no mercado. No caso de Filipe Ret, a profissionalização do planejamento de sua trajetória, aliada à sua visão de negócio, possibilitou que ele alcançasse novos patamares no rap nacional.